Dos sonhos dos meninos de Macau em ser um dia jogador de futebol

1

Dos sonhos dos meninos de Macau em ser um dia jogador de futebol

Foto autor não identificado, 1940?, Macau, ao centro o Mercado, arquivo: Professora Anaíde Dantas

Campo tinha. O beiço do rio de Macau, em toda a extensão, o largo do Cruzeiro, o descampado da Maternidade, aquele descampado na rua do Arame, vizinho da Coréia e ia por aí. Campo, tinha. Traves tinha, nem que fosse pau de mangue sapateiro, mas tinha.   Meninos para formar os times, tinha: grandes e pequenos, ruins e bons de bola, e tinha de ruma. Beques e centroavantes: também tinha. Uns craques, outros nem tanto, mas tinha. Goleiro bom era difícil, mas tinha. Agora, bola? Eita coisa difícil. Tinha na loja do seu Quincas do Vale, que agora era a loja do seu Amaro do Vale, na Praça da Conceição, vizinha da casa do monsenhor Honório, o santo de Macau que quando via aquele lote de meninos com bola na mão rumando para a maré, benzia-nos dizendo: que Nossa Senhora da Conceição tende piedade de nós! Que Nossa Senhora dos Navegantes os protejam e nos proteja também! E corríamos para beijar-lhe a mão de pele fria e flácida com todos os perfumes da sacristia.

Foto Seu Santos, 1963, preleção do tecnico Wilde no jogo da Seleção de Macau x ABC, arquivo: Zé de Hipólito

A bola era de capotão, couro bom, mas era cara, muito cara e naquele tempo prefeito, vereador, deputado e senador, não davam nem recebiam bola. Difícil.  Quando alguém dizia: o Getúlio vem, a animação era geral. Era certeza da bola, a de capotão, das boas compradas em Natal na Loja 4 e 400. E Getúlio, estudante do Marista em Natal, vinha mesmo trazendo a bola de capotão. A felicidade era geral e jogava-se o jogo até o escurecimento total. Mas se tivesse lua, continuava. Das notas tragicômicas, só aquela do Aristides, ruim de bola que queria jogar de centroavante em troca do travessão que faltava. Foi na sua casa e tirou do escoramento do telhado um pau de mangue sapateiro. Esticou as telhas no que deu e foi-se embora carregando o travessão. Vaga de centroavante mais que certa. Mais tarde seu irmãozinho veio chamar-lhe: caiu o telhado meu irmão e mainha tá lá que é uma fera. Acabou o jogo. Foi solidariedade.

De Claudio Guerra para o baú de Macau

1

  1. It is appropriate time to make some plans for the future and it’s time to be happy. I have read this post and if I could I wish to suggest you few interesting things or advice. Perhaps you could write next articles referring to this article. I wish to read even more things about it!
    louis vuitton handbags http://higts.overblog.com/

Deixe uma resposta