A macauense Fátima Paulet, desde Lorient, França

0

A macauense Fátima Paulet, desde Lorient, França

Zona portuária de Lorient, França, arquivo: Fátima Paulet

Lorient minha cidade de adoção. Depois que deixei minha cidade natal, “Macau”, vivo aqui em Lorient, situada no noroeste da França, na Bretanha. É uma região cheia de historias, pois aqui viviam os gauleses (gaulois), que ocupavam o território que corresponde à França atual. Os gauleses já ocupavam a região mesmo antes das catástrofes climáticas do século V, antes de Cristo. De língua e cultura céltica, constituem uma civilização proto-histórica dos povos Indo-europeus. Foi um dos portos comerciais mais importantes da França no comércio com as Índias. Daqui saiam as caravelas para fazer as trocas com especiarias e porcelanas. Lorient foi também quase totalmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Os Alemães construíram aqui uma base de submarinos em razão da posição estratégica para o ataque, pois a cidade situa-se num braço de mar propicio as manobras militares à época.

Lorient, França

Atualmente temos uma cidade moderna com vestígios antigos. A base de submarinos agora é um museu para mostrar às novas gerações o que aconteceu naquela época de tensão para toda a Europa e o mundo. Todos os anos no mês de agosto temos um festival inter-céltico com musicas e costumes célticos. É muito bonito e um dos mais importantes festivais da França. Temos também bons velejadores que saem daqui para fazer a volta ao mundo como Eric Tabarly e barcos de expedições cientificas, como o Tara. Daqui saiu um barco para Macau que deve estar chegando no inicio do ano que vem. Mandarei informações sobre esse barco em breve. A economia da cidade é relacionada com construções de barcos e submarinos. Uma delegação da Marinha Brasileira encontra-se aqui na cidade para a construção do primeiro submarino nuclear brasileiro.

Festival Inter-céltico de 2010 em Lorient, Grupo irlandês, arq. Fatima Paulet

 

Como vocês pode ver a cidade é cheia de belas e tristes historias. Imaginem que a região da Bretanha tem ainda muito mais historias. Mandarei sempre noticias daqui e de outras partes do mundo. Destinação daqui a 3 dias para a Indonésia. Mandarei também noticias e fotos.

Fátima Paulet, desde Lorient, França.

Deixe uma resposta