Da macauense Fátima Paulet desde a Indonésia

1

Da macauense Fátima Paulet desde a Indonésia

Indonésia um país de ilhas. Imagem Wikipédia

O país que a macauense Fátima Paulet está visitando tem números que impressionam. A Indonésia é um país transcontinental, um arquipélago composto por 17.508 ilhas, das quais 6.000 habitadas e área de 1.904.569 km2. É o 16º país em extensão territorial e 237 milhões de habitantes. A capital é Jacarta na ilha de Java. A língua oficial é o bahasa indonésio e os índices de desenvolvimento: GINI: 36,3 [médio], o IDH também médio é de 0,617; está classificado em 109º lugar entre as nações na alfabetização [95%] e em 85º lugar na mortalidade infantil que é de 26,6/mil. São 300 etnias diferentes. É uma república presidencialista e assembleia bicameral. A primeira eleição por sufrágio universal ocorreu somente em 2004. Região de cultura milenar – o registro do homo sapiens na região é de 45 mil anos – floresceu com dois grandes reinos, budista e hindu, Srivijaya e Majapahit, pujantes entre os séculos VII e XIV. Em 1511 os europeus – portugueses e holandeses – invadiram e dominaram a região, massacrando a população autóctone e estabelecendo o colonialismo. A independência só aconteceu em 1949 e mesmo assim o país mergulhou em ditaduras corruptas lideradas por militares, como a que ocorreu no Brasil a partir de 1964. O sistema econômico é o capitalista. A concentração de riqueza é imensa e os números do GINI e do IDH não reflete a miséria da população e o alto índice de pobreza. É um país muito parecido com o Brasil em vários aspectos. O ambiental é um deles. É o segundo país em biodiversidade – o Brasil é o primeiro – e está sofrendo graves problemas com o desmatamento e a poluição em razão da ganância capitalista. São centenas de espécies ameaçadas de extinção.

Templo budista de Borobudur do sec VIII e IX no centro da Ilha de Java Dinastia Sailendra

É um povo muito religioso como o brasileiro e a grande maioria da população não é cristã. São 86% que praticam o islamismo [xiitas e sunitas], 8% o cristianismo[3% católicos], 4%, budistas e 2% hinduístas.

Pesquisa: Wikipédia e A Evolução do Capitalismo, de Maurice Dobb. Da equipe do baú de Macau.

1

  1. whoah this weblog is great i love studying your posts. Stay up the good paintings! You already know, a lot of people are hunting around for this information, you could aid them greatly.
    louis vuitton store http://louisvuittonstores2013.overblog.com

Deixe uma resposta