Trabalhar e viver o que puder – Biografia de Francisco Ferreira Souto Filho

0

Obra: Trabalhar e viver o que puder – Biografia de Francisco Ferreira Souto Filho

Autores: Edith Fernandes Souto e Jacques Casciano Fernandes Vidal

Sarau de Letras Editora Ltda, 2011, Mossoró-RN

Em mais uma publicação da Sarau de Letras em edição bem acabada o livro traz a biografia do empresário Francisco Ferreira Souto Filho, cujo sobrenome, Souto, está umbilicalmente ligado às atividades do sal, herdadas do pai. 

F. Souto Indústria e Comércio S. A., na época em que Soutinho assumiu, funcionava em Areia Branca, no cais Tertuliano. Após alguns anos, ele transferiu a sede para Mossoró, à Rua João Pessoa, 58, e mudou a razão social para F. Souto Indústria, Comércio e Navegação S.A.    A empresa possuía 4 iates [São João, São Francisco, Santa Luzia e Aírton] que viajavam para as cidades-pólo do Nordeste, 8 barcaças, que transportavam sal para os navios e 1 rebocador. …Na época, Francisco Souto tinha várias salinas: a Morro Branco, … a Dupanema, a Casqueira e a São Francisco, em Macau, … p.36 e 37

A página 102 e seguintes traz entrevista com Airton Paulo Torres, uma das figuras emblemáticas do setor empresarial salineiro de Macau e do Rio Grande do Norte, que fala sobre a Alcanorte e o Polo Gás-Sal.