O olhar atento do pesquisador

0

Capa do livro editado em 2002 com o patrocínio da Petrobrás e do Governo do RN

Recebemos e-mail de Daniel Gentili. Ele pesquisa sobre as Estradas de Ferro,  o melhor e mais democrático meio de transporte criado pelo homem e que no Brasil foi dizimado pelo capital financeiro [bancos e grande indústria automobilística].

O Daniel nos alertou que a foto que ilustra a capa do livro Estrada de Ferro Mossoró-São Francisco, de Josicléia Gabriel da Costa, [editado em 2002 pela Fundação Guimarães Duque, Coleção Mossoroense com o patrocínio da Petrobrás e do Governo do Estado através da Lei Câmara Cascudo de incentivo cultural] não se trata da ferrovia Mossoró-São Francisco e não tem nada a ver com esta ferrovia, como poder parecer já que o título do livro é a ferrovia de Mossoró.

Na verdade a foto que ilustra a capa do livro trata-se da Estação Suburbana de São Luiz do Maranhão.  Nós do baú de Macau pensamos que não houve rigor técnico na preparação da obra de Josícléia Gabriel da Costa, obra importante e que retrata a luta política na passagem dos séculos XIX e XX dessa região nordestina. Fica o registro e o nosso agradecimento a Daniel Gentili.

Da Equipe do baú de Macau.

Deixe uma resposta