O que é o baú de Macau?

Estávamos elaborando um texto para falar da nossa pretensão com o baú de Macau, quando nos chegou o texto da Professora Iná Camargo Costa, aí, deixamos que ela falasse por nós.

 

E. Valle, 1940. Salina de Macau-RN

A Professora Iná Camargo Costa, é paulista de Xavantes, nascida em 1952. É doutora em Filosofia e livre docente pela  USP, onde foi professora até aposentar-se em 2003.

… Com isso, quero dizer que a cultura que queremos tem que dar espaço e voz para todo mundo, independente de treinamento, informação, formação, idade, sexo ou credo religioso. Ela tem que contemplar a história das lutas dos trabalhadores, tanto os nossos antepassados locais quanto os do resto do mundo; dar espaço para a história cultural dos excluídos e também se apropriar criticamente da tradição cultural das classes dominantes através da história. Nosso horizonte é a construção de uma sociedade que não jogue fora o que já existe, mas que socialize os meios de produção para que todos nós tenhamos acesso a eles e não apenas uma elite econômica e cultural. Nós queremos uma sociedade e uma cultura que não tenham nenhum tipo de elite.

Professora Iná Camargo Costa na Revista Caros Amigos em julho de 2012 na página 16