Começo e fim do Guaxinim de Macau pela Professora Lúcia Maria de Souza Nunes [1]

A Professora Terezinha de Medeiros Bezerra grande colaboradora deste sítio enviou-nos dessa vez um relato de próprio punho da Professora Lucia Maria de Souza Nunes contando a história do Guaxinim de Macau.  Publicaremos em capítulos o interessante relato que nos dá a dimensão de como era pujante aquele povoado situado na margem esquerda do delta do rio Assú e que assim como a Ilha de Manoel Gonçalves, também foi tragado pelo mar. 

Guaxinim ou Bela Vista

 

Ilha do Guaxinim JM julho 1993

A origem do povoado foi a partir dos anos 1920. O povoado denominado Bela Vista era mais conhecido popularmente por Guaxinim, nome dado pelos primeiros moradores por causa da existência desses animais que viviam nos manguezais daquela área e que foram desaparecendo quando foi aumentando o número de moradores.

Os primeiros habitantes eram os pescadores e suas famílias e as primeiras casas que foram construídas eram denominadas de ranchos, onde viviam várias pessoas e seus apetrechos de pesca.

Minha mãe me falava das primeiras famílias que chegaram para residir ali, como as famílias dos meus avós, Vicente Ferreira de Liam e Maria Pereira de Lima e Francisco Caetano de Souza e sua esposa. Vieram também a família Marreiro e a família Berô que era um apelido e cuja pessoa mais conhecida da família era Francisco Berô. Veio também os Barbosas, com Francisca Barbosa, José Barbosa e veio  também Dona Biata com seus filhos, noras e genros.  A família dos Locó que era numerosa. Outra família bem numerosa veio das Cacimbas do Viana, Porto do Mangue e eram conhecidos como os Pandocas. Outra família que muito contribuiu para o crescimento do Guaxinim foram os Papudos. As famílias eram sempre identificadas por apelidos. [continua]