Começo e fim do Guaxinim de Macau pela Professora Lúcia Maria de Souza Nunes [3] final

A Professora Terezinha de Medeiros Bezerra grande colaboradora deste sítio enviou-nos dessa vez um relato de próprio punho da Professora Lucia Maria de Souza Nunes contando a história do Guaxinim de Macau.  Publicaremos em capítulos o interessante relato que nos dá a dimensão de como era pujante aquele povoado situado na margem esquerda do delta do rio Assú e que assim como a Ilha de Manoel Gonçalves, também foi tragado pelo mar.  [final]

Guaxinim ou Bela Vista [3, final]

 

Ilha do Guaxinim: gamboas e mangues

No ano de 1968,  no primeiro governo de José Oliveira como interino começou a haver um interesse maior pelo povoado e a darem mais atenção às necessidades da população. Foi criada a primeira escola pelo município na qual eu Lucia e Maria da conceição,  éramos as professora polivalente, sem nenhuma  formação ou preparação especifica, só sabíamos o básico da alfabetização. Passei só um ano, não me achando capaz para exercer tal atividade,  resolvi ir para Pendências para concluir meu primeiro grau menor até a antiga 5ª série. Ao retornar em 1971 iniciei ensinando turmas polivalentes na escola da  Prefeitura de Macau.

Até os começos do 1970 estava tudo bem e o povoado cresceu bastante. Mas um fato preocupante começou a surgir no povoado. O mar começou a avançar sobre as casas, as pessoas faziam paredões colocavam material que pudesse impedir a fúria das águas que cada vez avançava mais e mais sobre as casas derrubando tudo que encontrava pela frente. Ai então as pessoas foram desvanecendo de lutar contra a fúria do mar bravio e a solução mais conveniente que tiveram foi abandonar suas casas e procurar outro lugar para morar. Como a maioria dos moradores do Guaxinim  eram pescadores eles tiveram que procurar um lugar perto do mar para que dessem  continuidade às suas atividades habituais e práticas para morar e o lugar escolhido foi Macau.

Eles saíram sem nenhuma ajuda  de prefeitura ou outro órgão governamental. A maioria foi morar de aluguel, mais hoje em dia se você fizer uma pesquisa quase todos moram em casas próprias  que não é de prefeitura não,  foi à custa dos seus próprios esforços.

E assim aconteceu o despovoamento de Bela Vista ou Guaxinim na década de 1970.

Depoimento da professora e moradora Lucia Maria de Souza Nunes [59], filha de Jorge Fernandes de Souza e Maria Paulo de Souza [falecidos] família de 4 irmãos

Macau-RN, em agosto de 2012.