Banda de Música e Banda de Jazz em Macau

 

E. Valle, 1940, Banda de Jazz de Macau-RN

Do livro Breve relato da história de Macau – Li, escutei e participei, do médico macauense Amaury de Medeiros Bezerra [1936-2000]publicamos um excerto do capítulo 24 sobre a Banda de Música de Macau, páginas 72 e 73.

“Devemos lembrar com destaque a nossa Banda de Música que teve como fundador o Monsenhor Honório da Silveira no início do século, funcionando até os dias atuais.

Os maestros que mais se destacaram na primeira metade do século XX, foram Napoleão Picado, depois vieram os irmãos Cassiano e Constâncio de Souza, filho da terra que foi para o Rio de Janeiro aprimorar seus conhecimentos musicais tendo posteriormente sido contratado como maestro da Orquestra Sinfônica de Blumenau.

Substituiu o maestro Constâncio, o maestro Avelino Faustino Costa, que além de comandar a Banda de Música local, mantinha sempre uma orquestra muito boa e pronta para tocar em festas e bailes de Macau e região.

O Maestro Avelino e o pianista Fernando Almeida e alguns músicos locais organizaram uma orquestra de jazz que muito sucesso fez naquela época”.

Da obra Breve relato da história de Macau – Li, escutei e participei,  de Amaury de Medeiros Bezerra [1936-2000], 2011, O baú de Macau – editora e artes; Imperial Casa Editora da Casqueira e Comunidade-RN