Higienismo, Caxambú e os jogos “de azar” em Macau.

 

Barcaça fundeada no Rio Assu em Macau-RN

Nos jornais de Macau do segundo decênio do século XX, notadamente o Jornal de Macau, muitos artigos e editoriais expressam a política de Estado do período, o chamado higienismo. Clamam por melhorias sanitárias na cidade, como o aterramento de charcos [muitos em Macau], o recolhimento e destinação do lixo, iluminação pública e contra os porcos que perambulam pela cidade. O higienismo é um movimento de conservação do trabalho. É uma necessidade da burguesia em conservar e multiplicar o trabalhador. Na Europa, surgiu no século XIX com a urbanização e o consequente crescimento das doenças contagiosas em razão das péssimas condições de moradia dos trabalhadores [F. Engels trata do assunto – Contribuição ao problema da habitação, 1872].

No Brasil o higienismo [Movimento Higienista ou Movimento Sanitarista] toma corpo a partir do século XX. Considerando a doença como um problema social oriunda de vários aspectos da atividade humana, preconiza normas e hábitos para melhorar a saúde coletiva e individual.

Em Macau, além do aspecto mais estreitamente ligado ao sanitarismo, observamos vários artigos e editais que vão além. Tratam da criação de uma liga contra o analfabetismo, o álcool, o fumo e o jogo e a criação de uma Escola de Aprendizagem de Música.

E nesse furor higienista, que toma muitas vezes caráter mais heterogêneo, há uma verdadeira cruzada contra o preto estrangeiro conhecido como Caxambu, acusado de desencaminhar pessoas, inclusive creanças com arapucas mecânicas de pegar nickel e jogo do bicho. Alertam sobre a presença de crianças jogando nas caixas authomáticas de jogos existentes em uma ou duas casas de commercio desta cidade.

Os jornais falam que Caxambú foi preso várias vezes e por um bom período não se falou mais no assunto. Quase um ano depois, um colunista do Jornal de Macau denuncia que Caxambú, burlando a vigilância da polícia, está promovendo a jogatina numa embarcação fundeada no meio do rio.

De Claudio Guerra para o baú de Macau