João Teixeira de Barros e a família Tetéo de Macau

por João Felipe da Trindade (jfhipotenusa@gmail.com), Professor da UFRN, membro do IHGRN e do INRG 

 

Legislatura 1973/1978 da Câmara Municipal de Macau; José Ribeiro, Rômulo Lemos, Getulio Teixeira, Moisés Torres, Betinho Mendonça, Antonio Leite, Celeste Mendonça, Oto Borja, Afonso Lemos e Antonio Chagas. A Câmara estava instalada no Edifício Diogo Lopes [prédio ao lado do CCAB]. A foto é de Seu Santos do arquivo do memorialista macauense Gétúlio Teixeira.

Lá de Macau, quem me mandou um e-mail foi Afonso de Ligório Lemos, que atuou na política desse município como vereador, vice-prefeito e prefeito. Como leitor do Jornal de Hoje tem acompanhado meus artigos sobre as origens das cidades e famílias daquela região. Revela que tem uma enorme vontade de escrever um livro sobre Macau e a região. Disse mais, que tinha um bom material sobre a família Lemos e Tetéo, e que colocava a minha disposição, caso me interessasse.

Sobre a família, informa que seu bisavô, Feliciano Tetéo, foi superintendente da Guarda Nacional, e, também, intendente de Macau; que Pedro Tetéo, seu avô, era coronel da Guarda Nacional e delegado da cidade de Macau, por vários anos; que Francisquinha Lemos, conhecida como política, sem ter mandato, teve grande participação nos governos de José Varela e de Aluízio Alves.

Leia mais em: http://putegi.blogspot.com.br/