Escotismo em 1930 em Macau

 

Seu Santos, década 1960, Acampamento de escoteiros na fazende de José Coelho em Macau, arquivo Getulio Teixeira

Fez contato com o baú de Macau, Fernando Cavalcanti, macauense que morou na Benjamim Constant e hoje reside em Fortaleza.  Fernando levanta um assunto interessante sobre o escotismo em Macau. Numa conversa com o seu tio José Medeiros, este lhe disse que foi escoteiro em Macau nas décadas 1930/1940. José Medeiros tem hoje 80 anos e gostaria de saber se o baú de Macau tem  informação sobre o escotismo nesse período.

Nós do baú, até agora, conseguimos resgatar alguma coisa de 1956 em diante. Com José Arimatéia Gomes do Banco do Brasil, muitas fotografias e com o memorialista e colaborador deste sítio o advogado  Getúlio Teixeira, também algumas fotos. E então todas as informações que temos são dessa época.

Nos livros Um Rio Grande e Macau, de Getulio Moura e 25 anos depois de Padre Penha, os dados são de 1956 quando foi fundado o Grupo de Escoteiros Guy de Larigaudie, visto como o grupo pioneiro em Macau.

O Escotismo foi fundado em 1907 na Inglaterra. No Brasil os primeiros grupos foram fundados em 1909. Grande parte da oficialidade da Marinha Brasileira foram grandes incentivadores dos grupos de Escoteiros do Mar.

Pedimos àqueles que tenham informações, documentos e fotografias sobre o assunto que façam contato com o baú de Macau para que possamos elaborar  matéria.

Equipe do baú de Macau