Educação infantil em Macau: algumas notas.

 

Jardim de Infância do Grupo Escolar Duque de Caxias, 1949, professroa Chaguinha Dantas. Filtro dágua, ábaco e armário de brinquedos e as crianças macauenses.

De Rejane Cristina Paiva [rejanacristinapaiva@hotmail.com] recebemos e-mail “ gostaria de conhecer a história da educação infantil do município de Macau”.  O baú agradece o interesse de Rejane.

Educação infantil em Macau: algumas notas.

A primeira escola infantil das lembranças da Professora Maria do Rosário Beserra Guerra, que foi chefe do VI NURE de Macau, foi o Jardim de Infância do Duque de Caxias que final da década de 1940 e  final de 1980, cuja Professora era Chaguinha Dantas  irmã da Professora Anaíde Dantas.   Foram alunos nessa época Helio e José Pinheiro, Getulio Teixeira, Deci Paiva, dentre outros. O Jardim de Infância foi transferido para um galpão no Ginásio do Padre, cedido por Padre Penha quando o Duque foi interditado.

O VI NURE criado em 1977, passou a organizar a educação infantil da região e o Jardim de Infância da Professora Chaguinha Dantas voltou para Escola Duque de Caxias que fora reconstruída. Por essa mesma época  – 1978 ou 1979 – a Secretaria de Educação de Macau e o VI NURE fizeram a “Chamada Escolar” uma espécie de Censo que detectou a demanda pela educação infantil, dando subsídios para a redistribuição das crianças nas escolas dos bairros. E a Secretaria Municipal de Educação criou em cada escola uma sala para educação infantil.

Também nesse período, o Lions Club de Macau na presidência do Professor Davi Batista Bezerra construiu uma escola específica para educação infantil que passou a ser administrada pela Secretaria Municipal de Educação.

A Secretaria Estadual de Educação criou em 1979 ou 1980 a Subcoordenadora de Educação Infantil.

Equipe do baú de Macau