Mais sobre o Escotismo em Macau – antes da década de 1950

 

Foto Seu Santos, década 60, acampamento dos escoteiros na Fazenda de Zé Coelho, arq. José Arimatéia Gomes

O macauense Fernando nos envia mais informações sobre o Escotismo em Macau antes do grande movimento da década de 1950 com a chegada na cidade do Padre Penha  que reorganizou o grupo de escoteiros criando o grupo chamado Guy de Larigaudie que permanece até o dias atuais.

As informações foram prestadas por José Medeiros de Mendonça que é tio de Fernando e também reside no Ceará.

Nos informa Fernando que “conversei com meu tio José Medeiros de Mendonça que me passou algumas informações inclusive de  pessoas que ainda estão vivas em Macau e foram escoteiros na época da guerra.

Nome do grupo: Grupo de Escoteiros Macauense; Ano da Fundação: 1942

Fundador: Tenente da Polícia Militar (Delegado em Macau) José Ferreira Marinho

Auxiliar do Grupo: Pedro Varela

Numero de Escoteiros: 66; Alguns escoteiros que meu tio se lembra:  José Medeiros de Mendonça (meu tio, sobrinho de tia Niná, primo de Maura Bezerra); Alcebíades Mendonça; Paulo Moura (filho do Sr. Absalão); Aldo Xavier da Costa (filho de Luis Xavier); Raimundo Andrade (reside em Macau).

Ainda sobre o assunto o memorialista e colaborador deste sítio Getúlio Teixeira nos informa que João Farias e Pedro Lobinho [reside em Macau] também foram escoteiros  daquela época.

Assim com fez Fernando, pedimos que outras pessoas façam sua manifestação colhendo os dados com seus avós ou tios, pois é muito importante registrarmos a história desse grupo em Macau.

O macauense Fernando é editor do interessante site  www.polopecemmatoes.com.br que vale a visita.