Delegado de Hygiene de Macau

0

O Macauense delegado de Higyene 1

O Macauense Delegado de Hygiene 2

Jornal O Macauense de 28 de fevereiro de 1887, página 2

Transcrição:     

Foi nomeado Delegado de Hygiene desta cidade o distinto médico Dr. Arthur Esperidião de Vasconcellos Chaves, aqui residente.

É patente a necessidade que temos de melhorar as condições de salubridade da cidade, máxime agora que se aproxima o inverno e o cólera ainda visita os estados do sul.

Confiamos que o honrado Dr. Arthur Chaves tomará as providências a seu alcance, para realizar essa necessidade, que tanto interessa aos habitantes desta cidade.

Observações do baú de Macau

O Posto de Hygiene estava localizado na rua Padre João Clemente onde hoje é o Posto de Saúde. O cargo de Delegado de Hygiene é hoje o cargo de Chefe do Posto de Saúde.

O higienismo surgido no início do século XX foi importante para avançar para a compreensão que o meio ambiente saudável proporcionava uma vida saudável para a população.

As epidemias do Cólera vitimou macauenses em várias ocasiões no século XX, a última,  na década de 1980, provocou mortes e muito sofrimento. As péssimas condições sanitárias da cidade foi decisiva para o alastramento da doença. A construção da rede de esgotos  melhorou muito a condição sanitária da cidade.

Deixe uma resposta