A Tamarineira

0

Um lugar, uma rua, a Tamarineira em Macau

 

Porto do Roçado, década 1940. E. Valle

Porto do Roçado, década 1940. E. Valle

Macauísmos – lugares e falares macauenses. Um livro para nos lembrar sempre das coisas de Macau. Um legado deixado pelo sempre companheiro Benito Barros. Em Macau existe um lugar chamado Complexo Literário Benito Barros que foi construído pela Prefeitura de Macau. Procure lá as obras de Benito Barros, um cidadão que amou de fato a sua terra e a sua gente. 

[…] Art. 1º – O antigo terreno denominado “Tamarineira” adquirido por compra pelo Poder Público Municipal, destinado ao aforamento para os que desejarem construir casas residenciais, conforme plano e planta já elaborado e aprovado pela Administração municipal, que passará a denominar-se de “Parque dos Pescadores” em justa homenagem que este Legislativo prestará aos bravos homens do Mar, que diariamente sacrificaram a sua própria vida para adquirir o pescado que serve para alimentar a comunidade.

Art. 2º – O mencionado terreno situado no Bairro do Porto de São Pedro, medindo uma área de 3.034 m2, tem o seguinte limite, a saber: ao “Norte” com os fundos da Rua Caicó, ao “Sul” com a rua São Vicente, ao “Este” com a Avenida João Valentim de Almeida, e a “Oeste” com a Rua Padre João Clemente, que formará uma importante quadra residencial”. Projeto de Lei Processo 03/69 – CMM

Macauísmos, de Benito Barros [1957-2010], páginas 135/135.

Deixe uma resposta