É o capitalismo, estúpido!

0

ractopaA primeira foi por volta de 2003 com um creme dental fabricado numa cidade do interior de São Paulo. Comprei pelo preço barato e quando fui escovar os dentes senti uma queimação enorme na boca. Mandei o creme dental para a fábrica narrando o problema e depois de vinte dias recebi uma caixa do creme dental, com doze tubos e nenhuma explicação, nada, nem um pio.

A segunda foi agora em 2012 quando vi uma notícia num jornal de uma TV narrando que um frigorífico criava boi desmatando a Amazônia.  Busquei  confirmar a notícia por e-mail endereçado ao supermercado onde comprava  a carne e no dia seguinte recebi um telefonema mal-educado onde o representante da empresa só queria saber de onde partia a notícia e também nenhuma explicação e nem um pio.

Agora em 2013, depois da carne de cavalo distribuída pelo mundo, leio que a Rússia e a China parou de importar nossa carne que está com suspeita do uso do Ractopamina, um hormônio para crescimento e engorda dos animais, sem um estudo completo sobre sua ação para o humano.  

O capitalismo que outrora despertou forças produtivas de grande importância para a vida humana, agora, na ânsia de ganhar trinta segundos da concorrência não está respeitando os limites éticos e ambientais e nos transforma em cobaias. Cobaias é o que somos.

De Claudio Guerra para o baú de Macau.

Deixe uma resposta