A Maternidade José Varela nas memórias do médico Amaury de Medeiros Bezerra

0

 

Dos Lions Club de Macau para a Maternidade José Varela.Década 1950. E. Valle

Dos Lions Club de Macau para a Maternidade José Varela.Década 1950 Arq. Hilma Coutinho Melo

As fotos que ilustram esta matéria são da década de 1950 e retratam a ajuda do Lions Club de Macau para a Maternidade José Varela. Nesta foto, da direita para a esquerda estão: José Olavo com Haroldo Vale no colo; Raimundo Rodrigues, Afonso Barros,Cariello, Newton Paulino, João Melo, Manoel Casado, Nildete, José Macedo, Didi, Socorro,Luiz Evangelista com João Emanuel no colo, José Coelho, Antonio dos Santos e Hilca, dentre outros. O médico Amaury de Medeiros Bezerra escreveu sobre  a maternidade:

Em 12 de março de 1965 chegou em Macau o médico Amaury de Medeiros Bezerra, filho da terra. Clinico, ginecologista e obstetra instalou-se definitivamente na cidade, assumiu a direção da Maternidade José Varela em 25 de dezembro de 1965. Reconstruiu seus muros, recuperou o prédio da maternidade, fez adaptações internas, tendo aumentado o número de leitos de 8 para 16. Organizou o berçário dotando-o de incubadora e recuperou uma ambulância já existente na casa. Em maio de 1966 foi improvisada uma sala de cirurgia, dando início a fase de cirurgias obstétricas na maternidade.

Esse avanço na medicina local só foi possível com um trabalho de equipe dos médicos Amaury Bezerra, Antonio Machado e Francisco Pereira.Arq HC 70

Em 1969 foi construído um anexo ao prédio original, aumentado o número de leitos para 32 e a construção de um bloco cirúrgico muito moderno para época.

Foi adquirido por compra um autoclave vertical e mais algumas estufas, ficando a casa com bom serviço de esterilização.

Foi o período áureo dessa casa. Tinha um grande atendimento não só para os moradores do município, mas também oriundos das cidades vizinhas. Caiu para 0,5% o índice de mortalidade neonatal, um dos menores índices do Estado.

 

Doação do Lions Club de Macau para a Maternidade José Varela, década 1950. E. Valle

Doação do Lions Club de Macau para a Maternidade José Varela, década 1950. Arq. Hilma Coutinho Melo

Com a implantação do serviço pré-natal bem orienta doe conduzido, chegou a ser considerado de ótima qualidade. O binômio feto-mãe foram muito bem cuidados. Esta equipo foi desfeita no início dos anos 70.

O médico Amaury Bezerra permaneceu na maternidade até junho de 1975, quando, por questões pessoais, deixou a casa.

Páginas 84 e 85 [capítulo 29 – Os médicos] do livro Breve relato da história de Macau –  Li, escutei e participei, de Amaury de Medeiros Bezerra[1936/2000].

Deixe uma resposta