O Maruim

0

 

Macau em 2012. Foto: Getúlio Moura

Macau em 2012. Foto: Getúlio Moura

Maruim é o nome de um pequeno mosquito [díptero/Quironômidas] que habita os manguezais. É nome de muitos bairros e favelas pelo Brasil afora e em Macau, na década de 1990, o nome foi alterado, descaracterizando o local. Talvez a primeira descrição desse mosquito, no Brasil, tenha sido a de Willen Piso [1611-1678]. Piso era o médico de Maurício de Nassau e viveu no Brasil de 1637 a 1644 e publicou em 1648  uma obra importante sobre a medicina indígena, a flora e fauna brasileira.  

Moscites, em português, Marigué, em língua indígena

Há, além deste, outro género de vermículos alados, pretos e tão pequenos que de ordinário o sentido do tacto os percebe antes do da vista. A modo de mosquitos, vivem gregários. Nunca aparecem senão quando há grande calma, sobretudo à tarde; apegam-se, nas proximidades dos rios, às árvores paludosas chamadas mangues. Êstes insectos molestíssimos são com razão temidos igualmente por todos os habitantes; porque assaltam e picam a ponto os agricultores não só lhes atacar com dolorosas picadas os membros nús como os levemente vestidos, a lembrarem pontas de agulha.

Maruim

Maruim

Numa canoa em que alguns espanhóis subiam comigo lentamente um rio, as nossas faces incharam e se encheram de bexigas e rubor, que não pudemos ser reconhecidos dos amigos. Lembro-me de um preto amarrado a um pau por ordem do dono e aí abandonado por uma noite inteira [espantoso género de suplício] que só por acção das dores foi tomado de delírio no dia seguinte. Os que viajam pelos sertões e densos bosques do Brasil, onde apenas chegam já atenuadas as brisas marinhas, não recorrem a cautela mais imediata que o fogo e grandes fogueiras; e também a bálsamos de Copaíba e Cabureira, com que untam os membros nus. Antes de hora e meia as partes lesas com excessivas fricções ou aspersões de água fria. As dores principalmente se acalmam com mucilagem de cardo litorâneo, e também com a erva Pagimirioba e Imbaiba e com outros sucos espessados do mesmo género, dotados de qualidades frígidas e anódinas(223)