O Reisado Encantado de Barreiras

0
Reisado Encantado de Barreiras: alegria e fé

Reisado Encantado de Barreiras: alegria e fé

Na Wikipédia a Folia de Reis é descrita como um festejo de origem portuguesa do culto católico do Natal e que ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Ela apresenta um caráter profano-religioso, fazendo parte do ciclo natalino quando se realizam as comemorações do nascimento de Jesus com várias festividades como Congados, Folia de Reis, Império do Divino, Reinado do Rosário e Pastorinhas.

Reisado Encantado de Barreiras: exemplo de cidadania

Reisado Encantado de Barreiras: tradição e cidadania

No Dicionário do Folclore Brasileiro, de autoria do potiguar Câmara Cascudo (páginas 775 e 776) o Reisado é descrito como uma folia, meio sagrada, meio profana, originária de Portugal com grupos que festejam o Natal e o dia de Reis podendo ter um enredo ou uma série de pequenos atos encadeados ou não.

Reisado Encantado de Barreiras: cores e formas

Reisado Encantado de Barreiras: cores e formas

O Reisado Encantado de Barreiras encanta pelas cores, vestimentas, alegorias e a demonstração de alegria e fé dos brincantes. O reisado é recordação da minha primeira infância, eu pequenino fugindo para esconder-me, morrendo de medo da figura fantasiada, estranha, mascarada que vinha para me levar. Todos sorriam e eu chorava. No Reisado Encantado de Barreiras os elementos culturais misturam-se. Um interessante encontro de elementos culturais europeus, africanos e indígenas. Belíssimo.  As fotos são de Clarissa Guerra que registrou a festa deste ano de 2014 em Barreiras.

O Reisado Encantado de Barreiras: alegria e fé

O Reisado Encantado de Barreiras: alegria e fé