Maria do Rosario Beserra Guerra

0

Sobre a autora: Maria do Rosário Beserra Guerra nasceu em Macau-RN em 7/9/1952. Graduada em Letras e Especialista em Leitura de Literatura pela UFRN onde exerceu a docência de 1979 a 2005. Professora aposentada da UFRN, ex-pesquisadora e atualmente colaboradora da Base de Ensino e Linguagem do Departamento de Educação da UFRN.

Maria do Rosário Beserra Guerra é natural de Macau-RN. Fez o curso primário no Grupo Escolar Duque de Caxias e o ginasial e o Curso Pedagógico no Ginásio Nossa Senhora da Conceição, atual CEIMH. Em 1972 ingressou mediante vestibular no Curso de Letras da UFRN onde especializou-se em 1980 em Literatura Brasileira e Portuguesa.

Iniciou sua carreira de professora de Língua Portuguesa e Literatura na Escola Estadual Anísio Teixeira, em Natal-RN. Em 1976 retornou a Macau para lecionar Língua  Inglesa no CEIMH e na Escola Municipal Edinor Avelino. Em 1977 assumiu a chefia do 6º Núcleo Regional de Educação, função que exerceu durante 8 anos. Em 1979, ingressou no quadro de professores da UFRN no Campus de Macau. Em 1995 foi transferida para o Campus Central da UFRN em Natal onde ministrou a disciplina de Literatura Infantil e foi pesquisadora da Base de Educação e Leitura durante 10 anos no Departamento de Educação da UFRN. Nesse período participou de diversos projetos extensionistas de formação de professores e alunos leitores. Aposentou-se em 2005 mas continuou ligada à Base de Pesquisa de Educação e Leitura. É autora de textos sobre a literatura e literatura infantil que foram publicados no jornal Folha de Macau nos anos de 1995 a 1999 e das seguintes obras: como autora: Espaço de Repressão e transgressão em As filhas do arco-íris, monografia Curso de Especialização, UFRN, 1981. Como coautora: Educação e Leitura – UFRN, Natal-RN, 2000 e Educação e Leitura – trajetórias de sentidos; UFRN e UFP João Pessoa-PB, 2003, ambos organizados pela Professora Marly Amarilha da UFRN e A Leitura Literária na Escola Pública Potiguar, também como coautora do livro organizado pela professora Claudia Santa Rosa, Instituto de Desenvolvimento da Educação, Natal-RN, 2011.

Obras:

A Leitura Literária na Escola Pública Potiguar [co-autora] – org: Claudia Santa Rosa

Educação e Leitura trajetórias de sentidos [co-autora] – organizadora: Marly Amarilha

Educação e Leitura [co-autora] – organizadora: Marly Amarilha

Espaço de Repressão e Transgressão em As Filhas do Arco-Íris

Outros textos:

Carta aberta a propósito da educação em Macau e região

30 Textos sobre leitura