Antologia – Escritoras do Rio Grande do Norte, das Professoras Constância Duarte e Diva Cunha

0

Antologia – Escritoras do Rio Grande do Norte

Apresentação da Professora Conceição Flores

Escritoras do RN org Constancia Lima Duarte e Diva Maria Pereira de MacedoCascudo, em 1990, falava da ausência de um livro sobre as escritoras norte-rio-grandenses e afirmava que ele se faria “mais dia, menos dia”.  Considerava que “Um livro desses é um edifício já delineado”. As palavras de Cascudo não encontraram, no entanto, eco entre seus contemporâneos, pois passaram-se mais de 60 anos para que tal desafio fosse cumprido por Constância Lima Duarte e Diva Cunha. As duas pesquisadores, após um primoroso e exaustivo trabalho de investigação, publicaram, em 2001, Literatura Feminina do Rio Grande do Norte: de Nísia Floresta a Zila Mamede, livro que reuniu 25 escritoras, estabelecendo, assim, a  genealogia feminina da literatura norte-rio-grandense. Algumas dessas escritoras, como Nísia Floresta, Auta de Souza e Zilma Mamede publicaram suas obras e têm seus nomes conhecidos dentro e fora do estado. Outras, como Carolina e Palmyra Wanderley foram presenças marcantes no meio cultural natalense, mas hoje, estão quase caídas no esquecimento. Há também as que apenas publicaram em almanaques, jornais e revistas da época, com Dulce Avelino, Estefânia Mangabeira e Olda Avelino, e que tiveram seus nomes e obras desencobertos pelas pesquisadoras. Há muito esgotado,  livro vem agora a publico numa edição revista e ampliada e com a inclusão de mais de10 escritoras. Da pioneira Nísia Floresta a Iracema Macedo, a obra congrega 35 mulheres que, em verso e prosa, têm feito a literatura do estado. À voz altaneira de Nísia Floresta que, em 1832, reclamava o direito das mulheres à educação e se insurgia contra as injustiças do homens, outras se somaram, construindo, assim, uma história para a qual não tinha sido convidadas. Convidamos os leitores para este encontro com as escritoras, para conhecerem sua obra e acompanhar a trajetória da literatura feminina do Rio Grande do Norte

Obra: Antologia –  Escritoras do Rio Grande do Norte

Organizadoras: Professoras Constância Lima Duarte e Diva Maria Cunha Pereira de Macêdo da UFRN.   Natal – RN, Editora Novos Escribas, 2ª Edição, 2013. ISBN: 978-85-66505-34-4.

A obra registra verbetes das poetisas macauenses, Dulce Avelino e Olda Avelino e anota que a poetisa Cordélia Sylvia, de Mossoró iniciou seus estudos em Macau com sua tia, a Professora Maria Alice Fernandes.