A Coluna da praça: obelisco do Centenário da Independência

0

 

Obelisco da Independência na Praça da Conceição. Arquivo: Getúlio Teixeira

Obelisco da Independência na Praça da Conceição. Arquivo: Getúlio Teixeira

O obelisco da Praça da Conceição em Macau foi construído em 1922 em homenagem ao centenário da independência do Brasil. Em muitas cidades brasileiras existem monumentos  semelhantes. Em Macau o local onde foi erguido o obelisco era ainda um descampado conhecido como  quadro da Conceição, na verdade Nossa Senhora da Conceição que o espírito amável  e irrequieto do macauense eliminou o que existia de sagrado, criando uma intimidade com a Santa. O obelisco foi construído na intendência [prefeito] do industrial salineiro José Gonçalves de Melo e o inaugurado no dia 7 de setembro de 1922.

1922 foi um ano de grandes acontecimentos no Brasil. O episódio que ficou conhecido como Os 18 do Forte de Copacabana ocorrido no mês de julho desse ano, configura-se como a primeira manifestação de descontentamento contra as oligarquias e o domínio do Brasil pela burguesia de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Mesmo sendo um movimento estritamente militar expressava os sentimentos do povo brasileiro. A necessidade de registrar o centenário da independência com algum monumento representativo  levou à construção de obeliscos em várias cidades brasileiras.

Penso que o obelisco de Macau  – de grande importância histórica e cultural — não tenha sido tombado pelo IPHAN e nesse caso deveria ser tombado. O Decreto nº 25 de 30/11/1937 regula o tombamento.

De Claudio Guerra para o baú de Macau

mais fotos do Obelisco: décadas 1930 e 1940

1b   42  009 Foto ano L Concei poste ilumi e cavalo amarrado  arq GT   1c Quadro da Conceicao decada 1940 1d Praca da Conceicao post HM cyber 2012

 

 

 

 

 

 

1e Festa civica no Largo da Conceicao blog macauhisto Gama

1e Festa civica no Largo da Conceicao blog macauhisto Gama

1e Festa civica no Largo da Conceicao blog macauhisto Gama