Impressões Digitais, Escritores Potiguares Contemporâneos Vol. II

0

Autor: Thiago Gonzaga

Obra: Impressões Digitais, Escritores Potiguares Contemporâneos Vol. II, CJA Edições, 2014, Natal[RN] – ISBN – 9788567581262.

Impressoes digitais Thiago GonzagaOrelha do livro por Humberto Hermenegildo

As entrevistas realizadas por Thiago Gonzaga revelam aspectos significativos da vida literária local e surgem como documentos indispensáveis a pesquisas futuras [e atuais] sobre a nossa produção literária e cultural. Os enunciados dos nossos escritores, produzidos neste primeiro decênio do século XXI, jogam luzes também sobre parte do século passado, o que aumenta o valor dessa memória.

O gênero entrevista é um suporte valioso para a compreensão do contexto histórico e para a produção do sentido que o leitor dá ao texto literário. A situação que envolve o texto ganha, com a entrevista, matizes que podem ser relacionados àqueles que se apresentam em outros suportes, como as correspondências. Considerando este fato, reiteramos a importância deste livro.

Biografia e memorialismo, entre outros gêneros, convergem para esses enunciados híbridos da cena potiguar. A voz dos nossos escritores surge como manifestação instigada pelas perguntas do entrevistador, um sujeito curioso que vai construindo também a sua trajetória repleta de informações sobre a nossa vida literária. Tais informações carecem, no entanto, de discussão e de contrapontos, carecem de um sentido que só te texto literário poderá complementar. Isto significa dizer que, do ponto de vista dos estudos que têm o texto como princípio de leitura, a entrevista somente terá a sua utilidade plena quando os leitores críticos levarem essas informações para um ângulo a partir do qual elas possam iluminar o próprio texto [poético, narrativo, etc.] Mas, de um ponto de vista mais amplo, as entrevistas podem ter um função muito especial e podem corresponder a um texto que já fosse literário, dado o seu caráter inventivo.

Ao leitor, talvez deva interessar mais, inicialmente, esse caráter inventivo dos enunciados que se constroem neste livro, narrativas de vidas de produtores e leitores de literatura.

ID Thiago G 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ID Thiago G 2