Zé Menininho [José Idelfonso Freire de Souza]

0

Zé Menininho [José Idelfonso Freire de Souza], compositor e cantor, nasceu em Cascavel [CE] e morou por vários anos em Macau [RN].

E é o ex-deputado Floriano Bezerra que fala sobre Zé Menininho. No seu livro de memórias Minhas Tamataranas Linhas Amarelas – Memórias, lançado em 2009 pelo Sebo Vermelho, no capitulo Arquipélago de Fernando de Noronha (Temporada prisional/1964) onde narra sua amarga e absurda prisão na ilha de Fernando de Noronha.

À página 333 escreve o Floriano Bezerra:

“ Na solidão de Noronha, 2 vezes cortei o meu cabelo com Zé Menininho; (José Idelfonso Freire), adestrado artesão da tesoura, músico e poeta, sanfoneiro/forrozeiro – autor de clássicos da MPB, como Caixão de Gás, e Xapuri, liderança nas audiências das rádios do sudeste do Brasil, na suas langorosas madrugadas em recitais. Cada vez, batemos um papo animado de fundo sentimental, das boas coisas da terrinha salineira, envoltos em gratas emoções telúricas. Cearense da cidade de Cascavel, Zé Menininho, esteve anos em Macau pelas praias de Barreiras e Diogo Lopes, ali deixando muita gente amiga. Daí qual não foi minha alegria de vê-lo em Fernando de Noronha, prestando-me o bom serviço de cabeleireiro.”

Leia mais em:

01_acordeon-sanfona-eagle-120-baixos_grande

http://www.dicionariompb.com.br/ze-menininho/dados-artisticos