Scenarios Norte-Riograndenses (1923) de Amphiloquio Camara

0

Obra: Scenarios Norte-Riograndenses (1923)

Autor:  Amphiloquio Camara

Amphiloquio Camara Scenarios Norte Riograndenses 1923Empr.Ind. Editora “O Norte”, Rio de Janeiro, 1923

 

[p. 24/25] Portos: “Nas costas do Rio Grande do Norte se encontram muitos ancoradouros seguros, infelizmente ainda sem linhas regulares de navegação e apenas frequentados, vez por outra, por barcos a vela.  Somente os portos de Natal, Macau e Areia Branca, os tres principaes pela sua importância commercial, têm navegação regular e directa com os demais portos nacionais e estrangeiros. …  O de Macáu é formado pelo rio Amargoso, a cuja margem direita está situada a florescente cidade daquelle nome, também com regular desenvolvimento, chegando até ao logar “Officinas”, que serve à cidade do Assú.  … Tanto o porto de Macau como o de Areia Branca são servidos pelos vapores mixtos da Companhia Nacional de Navegação Costeira, dos Irmãos Lage & Cia., mais commumente conhecida pela dos Itas, e pelos cargueiros da Companhia Commercio e Navegação, da firma “Pereira Carneiro & Cia. Ltd.”, e do Lloyd Brasileiro, cujas viagens, embora regulares são por demais espaçadas, não satisfazendo, por isso, ao commercio já bem desenvolvido desses regiões.

[p.27] Rios: Assú, o maior, vindo da Parahyba, onde recebe vários afluentes, com o nome de Piranhas, tomando aquella denominação no Estado, cortando-o quase de sul a norte e indo desemborcar no oceano, por tres embocaduras, banhando, antes, as cidade de Assú e Macáu;

[p.31/32] População:  [algumas cidades para comparação]: Natal: 30.696, Ceará-Mirim: 26.319; Mossoró: 20.300; Assú: 24.779 e Macau: 14.670.

[p.36] Povoações: Macáu:  Agua-Maré, Tabatinga, Pendencia, Alagamar.

[p39] Comarcas e termos:  Comarca: Macáu; Termos: Angicos e Macáu

[p.41] Vias de communicação: fluvial:  “do porto e Macáu ao logar Officinas, no munícipio do Assu, pelo rio Amargoso, que é um dos principaes braços do grande rio Assú, na extensão de 46 kilometros;  Estrada de ferro: A Central, iniciada em 1904 tem tido, varias vezes os seus serviços de construção suspensas…vinte anos após, apenas são inauguradas 122 kilometros, com as seguintes estações e paradas: Natal (inicial), Igapó, Extremoz, Ceará-Mirim (cidade), Itapassaróca, Taipu (vila), Baixa- verde, Jardim, Pedra Preta, Lages(Villa)( e Epitácio Pessôa. … Estradas carroçáveis: São muitas as estradas carroçáveis, prestando-se algumas dellas perfeitamente para o trafego de automóveis … Em geral ellas se irradiam partindo de um dos portos do estado,: Macahyba, Canguaretama, Macáu e Mossoró, em  procura dos municípios do alto sertão. Todas ellas são muito  transitadas por numerosos comboios, que fazem, por ali, o transporte de todos o commercio. São tropas de burros, o único meio de transporte commercial conhecido naquellas paragens.

[p.59, 66, 70, 72] Producções, riquezas naturaes e industrias: Carnaúba: A carnaúba encontra-se em extensão de muitas leguas, formando bella e opulenta floresta que resiste, sempre verdejante e productiva, ás mais prolongas crises climatéricas do nordeste. Em vários municípios do Estado ella dá exhuberantemente, mas é incontestável  que a sua região favorecida nas várzeas dos municípios do Assu, Sant’Anna do Mattos, /Apody e Mossoró, …  Mineraes:  Macáu: Indústria salífera adiantada, e excelente manganez.  As minas de manganez são de propriedade da família Valentim de Almeida, sendo em analyse procedida no Laboratório Nacional do Rio de Janeiro, verificada a percentagem de 68% de manganez. … Diversos minérios dos acima apontados e que figuraram na Exposição de 1908, foram premiados com distincção, como sejam o manganez (de Macáu), …

Participação de Macau na Exposição Internacional do Centenario da Independencia

Grupo VIII – Classes 45 e 46 (Productos das explorações das industrias florestaes; utensilios, instrumentos e productos das colheitas)

51. Municipio de Macau – Cêra de carnaúba

Grupo XII – Classe 58 (Exploração de minas, jazidas e pedreiras)

81. Municipio de Macau – Sal

Educação – nota 9  (pag.122) – Já foram inaugurados, este anno, o grupo escolar “Duque de Caxias”, na importante cidade de Macáu, ocupando um confortável edifício, construído para o mesmo fim;

(p.162) – Macáu – Tem este município um grupo escolar – “Duque de Caxias”, com tres classes; dez escolas municipaes, cinco masculinas, quatro femininas e uma mixta, e oito particulares, cinco masculinas e tres mixtas. Total – 19, primarias, com a matricula geral de 582 alunnos (escola estadoal – 128, municipaes – 253 e particulares – 201, Homens – 334; Mulheres – 248.

Imprensa – Jornal-Macáu, da cidade deste nome;