Carta aberta da Professora Maria do Rosario Beserra Guerra [*] a propósito da educação em Macau e região

0
Predio do Sindicato dos Conferentes na Rua São José,  onde funcionou o IV NURE na decada de 1980. Foto: Seu Santos

Predio do Sindicato dos Conferentes na Rua São José, onde funcionou o IV NURE na decada de 1980. Foto: Seu Santos

Muito me alegra saber que a Professora Maria do Rosário Aquino de Souza está chefiando  a DIRED de Macau. Afinal, ela fez parte da equipe do VI NURE – o Núcleo Regional de Ensino logo após a sua implantação em Macau em 1977 e compôs um grupo de educadores de postura freiriana que buscava  a competência, o compromisso e a ética e muito fizeram para a melhoria da educação.

Sempre disposta, criativa e empreendedora, nunca se esquivou de assumir qualquer tarefa que objetivasse a melhoria das condições do processo ensino/aprendizagem.  Assumiu em 1978 como datilógrafa e ao concluir o magistério de 2º grau conquistou por competência profissional outras funções naquele NURE com o mérito de traduzir livros – de forma bem artesanal — de literatura infantil para o sistema Braile, atendendo às necessidades dos portadores de deficiência visual. Teve participação efetiva e importante no projeto Sarau de Poesias do PROLER – Programa Nacional de Incentivo à Leitura,  criado em 1992 pelo Ministério da Cultura para a democratização do acesso à leitura. Ultimamente vinha coordenando com grande competência a participação dos estudantes da região nos Jogos Estudantis, janela para a visibilidade de atletas nas mais diversas modalidades.

Por tudo isso é que fico honrada em saber que uma componente da primeira equipe do VI Nure assume agora o comando da educação na região.

[*] a Professora Maria do Rosario Beserra Guerra foi a implantadora do VI NURE e chefe de 1977 a 1985. É professora aposentada do UFRN e faz parte da equipe do site O baú de Macau.