Um livro: Notas Pecuárias

0

Notas PecuariasO livro tem o título Notas Pecuárias e foi escrito pelo Professor Àlvaro Ferreira Neves, Engenheiro Agrônomo,  Veterinário ei Zootecnista do Ministério da Agricultura. Foi publicado em 1948 em Natal, edição do autor.

Este pertenceu a Luiz de França Bezerra, presente do amigo mossoroense Antonio Felix em maio de 1955. Luiz Bezerra, meu sogro, morreu em 1991. Foi fiscal de rendas e teve por muitos anos uma vacaria em Macau na Rua Padre João Clemente. Toda aquela área vizinha ao CEIMH era o curral do Luiz Bezerra  que produzia leite de boa qualidade e onde reinava o touro Babalú entre as  quatro dezenas de vacas holandesas.    O gado era a paixão de Luiz Bezerra que tornou-se um veterinário autodidata e que juntou-se à tradição dos criadores das zonas praieiras no uso do mangue para o complemento da alimentação do rebanho.

As Notas Pecuárias do Professor Àlvaro, além das orientações aos criadores de animais, tratando de rações, silagens, gado leiteiro, equídeos, caprinos e ovinos, abelhas, pequenos animais para criação fala também sobre fatos interessantes, como o grande consumo de preás em Natal e que eram vendidos a CR$3,00 cada e que segundo o autor cuja carne é utilisada nos ligeiros repastos da gente pobre.  E também com relação às abelhas, o fato do Colégio Santo Antonio, nesta capital que prontifica-se a vender enxames e colmeias da variedade italiana.

De Claudio Guerra para o baú de Macau