Antônio Soares

0

Notas de historia Antonio SoaresMacau na obra Notas de História de Antônio Soares

Obra: Notas de História (obra póstuma) apêndice com anotações ao texto Antônio Soares Filho

Autor: Antônio Soares

Fundação José Augusto, Natal(RN), 1985

O exemplar pertenceu  à Biblioteca particular do médico macauense Amaury de Medeiros Bezerra

 

 

 

 

 

Página 11 – Chuva de meteoritos:

“015 – Macau, em 1836, esteve ameaçada de desaparecer atingida por uma chuva de pedras (algumas de 40 quilos), que se estendeu por muitas léguas (Elisée Reclus, “E.U. do Brasil” edição Ramiz Galvão, de 1900,pags. 172)”.

Página 18 – Varíola e outras doenças

“058 – O dr. Rodrigo Lobato Marcondes Machado, natural  de S.Paulo, foi nomeado presidente da Província do Rio Grande do Norte por carta imperial de 13 de janeiro de 1879, empossando-se no governo a 13 de março do mesmo ano. V. Apêndice.

A esse tempo a varíola atacava muitos municípios da Província, tomando grandes proporções em Mossoró, Macau e Ceará-Mirim. Reinavam também febres de tipos diversos e úlceras de mau caráter. …

Página 23 – Tempos da conquista

“078 – 27 de junho de 1499 – O navegador espanhol Alonso de Hojeda avista uma terra alagada. O visconde de Porto Seguro supõe que essa terra era a das bocas do Assú ou do Apodi, no Rio Grande do Norte.

Página 27 – Primeiras notícias das salinas (começo do século XVII)

“098 – Aos irmãos Antônio e Matias de Albuquerque foram concedidas, também, umas salinas que estão quarenta léguas daqui apara a banda do norte, mas os donatários não cultivaram,  nem se faz benfeitorias, nem  a terra serve para coisa nenhuma mais que para sal, que por si cria.”.

Páginas 31 e 32 – Ilha de Manoel Gonçalves

“112 – Segundo Ferreira Nobre (Breve noticia sobre a Província do Rio Grande do Norte) a Ilha de Manoel Gonçalves que existia na foz do Rio Assú, desapareceu no ano de 1715. Era localizada perto da atual cidade de Macau. Dizem que hoje, co m a aterramento da barra, a ilha está emergindo das águas”.

Página 39 – Naufrágio

“132 –  Urca do Minhoto – Lugarejo situado na costa norte do Estado. Ai naufragou, em 1887, o patacho de guerra Pirapama, cuja guarnição foi salva graças aos esforços do pescador Joaquim Bau, que por esse ato dede humanidade recebeu, com carta imperial de 25 de agosto  do mesmo ano, a medalha de 1ª classe.

Páginas 59, 60 e 61 – Criação da Agência do Correio      

“262 – Criação das Agencias do  Correio no Rio Grande do Norte:

Macau ………………………………1º de outubro de 1836

Por portaria do Presidente da Província, de 23 de setembro de 1832, foi criada uma agencia postal de Aguamaré  (município de Macau), posteriormente extinta.”