Teoria Social Pós-Moderna

0

Obra: Teoria Social Pós-Moderna – Introdução crítica; Autor: Professor Doutor João Emanuel Evangelista; Prefácio do Professor Doutor Celso Frederico, da USP [excerto];

 

 

 

 

 

 

Não é novidade, para um país da periferia do capitalismo, a discussão sobre o caráter problemático da assimilação de idéias gestadas nos centros dominantes. A questão central é saber como as idéias são assimiladas. E aí, estende-se um amplo leque que abrange desde os simples modismos, com os quais os provincianos deslumbrados pretendem estar no up to date, até a reelaboração engenhosa que faz as idéias passarem por um processo de aclimatação para dar conta da particularidade do “caso brasileiro”.

O que dizer de uma corrente de idéias contemporâneas, conhecida pelo nome de pós-modernismo?

O novo livro de João Emanuel Evangelista procurou dar contas das vicissitudes dessa nova importação. Trata-se de um longa pesquisa que procurou rastrear, passo a passo, a chegada das idéias modernistas em nosso país. Inicialmente, sob a forma de tese acadêmica defendida na ECA-USP, a pesquisa centrava-se nos cadernos culturais de nossa imprensa, especialmente da Folha de S.Paulo. Cada artigo publicado foi reproduzido e comentado pelo olhar atento de João Emanuel Evangelista. O longo material coletado, finalmente, ganhou uma nova versão, mais enxuta, que o leitor, agora, tem em mãos.”

Mercadoria p 153 desta obra

Deixe uma resposta