petróleo

Jorge Amado, o petróleo e Macau

A Petrobras e a diminuição da atividade no Rio Grande do Norte

Petróleo e acidente: Macau nos anos cinquenta

Movimentação sedimentar nos mares de Guamaré e Macau

Percepção das donas de casa de Guamaré…

Caminhos e descaminhos dos municipíos produtores de petróleo: o papel dos royalties…

Vide também em Literatura e Artes, letra M, Mario Jesiel de Oliveira Alexandre

Notas sobre o petróleo em Macau [*]

 

Claudio Guerra, 1981, Petrobras sonda 94 – Alto do Rodrigues, arquivo o bau de macau

Em 1973, quando alguns Estados já produziam petróleo, com sucesso foi anunciada a existência de uma jazida na Bacia Potiguar Marítima. O primeiro poço foi o RNS-1, campo de Ubarana, costa de Macau, naquele mesmo ano, que apresentou sinais de óleo e gás, porém em quantidade não comercial.

[…]

Foi no início dessa crise que chegou a primeira plataforma continental na costa de Macau. Em 1975 o poço marítimo RNS-3 já estava produzindo, com direito à visita do presidente Geisel.

A revista VEJA, de 10 de abril de 1974, noticiou a descoberta oficial da jazida de Macau, “(…) recentemente localizada, poderá, sozinha, dobrar o volume de reservas nacionais conhecidas.” Foi dito ainda que o projeto seguinte da Petrobrás era abrir mais 1.223 postos de serviços e 120 filiais, “o que lhe garante já o domínio de mais de 35% do mercado nacional.”

[…]

Claudio Guerra, 1981, Petrobras sonda 94 – Alto do Rodrigues, arquivo o bau de macau

As perfurações de poços terrestres foram intensificadas no início da década de 1980, nos municípios de Macau, Areia Branca, Alto do Rodrigues e Mossoró.

[…]

 

 

 

AD, década de 90, Petrobras Pólo de Guamaré, arquivo desconhecido

No Pólo de Guamaré, que aos poucos se transforma em uma refinaria, a Petrobras fabrica 3 produtos e já constrói módulo para o 4º: gás industrial (2,6 mil metros cúbicos/dia), GLP (Gás Liquefeito de Petróleo – 600 toneladas/dia, ou 40 mil botijões de 13 quilos), óleo diesel (4 mil barris/dia – 1 barril equivale a 150 litros) e vem aí o querosene de aviação, que já tem sua planta em fase final de construção. Esses produtos são fracionados do petróleo bruto das seguintes instalações, das bacias marítimas e terrestres do Rio Grande do Norte e Ceará: 32 plataformas, 67 estações coletoras, 4.660 poços em produção (5.590 perfurados) e mais de 6.000 quilômetros de linhas de surgência (tubulações dos poços aos tanques de armazenamento).

 

[*] Páginas 200/202 Um Rio Grande e Macau, autor Getúlio Moura.