Desde o Guaxinim [final]

19

Das belas recordações de Jeová, menino que criava garças brancas no Guaxinim de Macau.

Getúlio Moura, 2008, Pequeno pescador em Macau, arquivo GM

No mundo da ilha do Guaxinim o rádio era o rei. Era ele que nos trazia as melodias, belas melodias nas noites de lua do Guaxinim. Trazia também as notícias do mundo de fora. Sabíamos que existiam muitas coisas lá fora, aquém mar e além mar. Mas o nosso mundo do Guaxinim era peixe e sal, mar e mangue. Um dia meu avô foi embora. Cansou-se da ilha, do mar, do mangue, do sal, do peixe e de tudo. Juntou suas coisas e foi morar em Natal.

Meu pai era um homem valente que não tinha medo de nada. Ele dizia que para ser pescador e morar no Guaxinim era preciso não ter medo de nada. Um dia uma cobra inventou de ir comer o peixe dos varais e ficou lá escondidinha debaixo das palhas de coqueiro esperando a hora de comer o peixe. Mas ela foi descoberta e meu pai foi lá pegou ela com a mão e a criançada ficou alvoroçada seguindo meu pai que levava a cobra para soltar ela longe dali. Eu sempre tive muito orgulho do meu pai.

E nós continuamos lá. Meu pai trabalhando na pesca e no sal e buscando lenha no outro lado da maré para o nosso fogão a lenha. A lenha para queimar vinha nas marés. Recolhíamos nas praias. De tudo um pouco: troncos de árvores, madeira lavrada, galhos de mangues e pedaços de embarcações – bonitas, coloridas – que muitas vezes separávamos para brincar. E Minha mãe cozinhando as comidas gostosas e com todo capricho para nós. Um dia uma “saramanta” veio no ôco de um pau e ficou escondida em cima do armário junto da latinha de manteiga até que minha mãe foi pegar a latinha de manteiga e a “saramanta” assustou-se e assustou mainha também. Foi uma para cada lado fugindo! E eu matando maçarico, avezinha magrinha das pernas finas que aos bandos corriam pela praia e faziam evoluções fantásticas. E nós matando maçarico com baladeira e fazendo a munição de bolinhas do barro da maré. Era um barro bom que se chamava “salão”. Argila das boas que secava e ficava dura como pedra, os maçaricos daquele tempo que o digam…

E nos fins de semana quando o pessoal chegava para jogar futebol no campo do Guaxinim, eu ia amarrar os barcos para ganhar um peixe, quase sempre uma tainha gorda, que assava na brasa e comia com todo gosto.

Nosso refúgio do sol quente do Guaxinim eram as algarobeiras! As algarobas que produzem um vagem oleosa que as cabras e ovelhas devoravam logo. As vagens amarelas e compridas que as algarobas produziam de montão.

Sôia

Nas pescas de cerco o meu peixe era a Sôia. Ninguém dava valor para o peixinho. Até tinham medo dele. Mas ele, assado na folha da bananeira era o peixe mais gostoso do mundo! Foi o peixe que zombou de Nossa Senhora e por isso ficou com olhos de um lado e a boca do outro! Ôôôô…. peixe esquisito!

A história da Sôia os pescadores contavam que Nossa Senhora queria ir para o Pontal do Anjo que fica lá do outro lado do rio de Macau e perguntou para o peixe belíssimo que nadava no remanso do Guaxinim:

Sôia, a maré enche ou vaza?

A Sôia deu um mergulho e depois um salto fora d’água e olhou com desdém para Nossa Senhora pensando assim… êita vozinha enjoada! E depois imitou Nossa Senhora: – Sôia, a maré enche ou vaza! E deu outro salto exibindo toda a sua beleza e nadou para outra gamboa sorrindo e mangando de Nossa Senhora: – Sôia, a maré enche ou vaza?, Sôia, a maré enche ou vaza? … Mas verdade seja dita, a Sôia era mesmo o peixe mais bonito daquelas marés.

Nossa Senhora ficou ali passada de raiva, pois ela queria ir até o Pontal do Anjo visitar o menino Jesus que por essa época morava lá e dizem que estava fazendo muitas traquinagens longe da mãe. Então, olhou aquele peixinho bonito mas desaforado e disse:

Olha aqui, peixinho desaforado, você nunca mais vai mangar da mãe de Jesus!

E então a Sôia ficou toda feia, a boca torta de um lado e os olhos no cocuruto. No Guaxinim nenhuma criança mangava da mãe com medo de ficar como a Sôia!

Clarissa Guerra, 2010, Menino do rio, arquivo o bau de macau

Um dia meu pai juntou tudo e disse: vamos para Natal! A primeira viagem era de barco para Macau. Pertinho. E nossa mudança coube numa bateira, mas quase a lume d’água. E no meio rio mar de Macau, maré cheia, lá vem a lancha da Companhia Comércio e Navegação fazendo marolas. Olhei e já não era marolas, eram ondas mesmo e grandes! Minha mãe gritou: valei-nos Nossa Senhora dos Navegantes que nós vamos afundar! E aí, a santa e mais o mestre da bateira, que era navegador de muitas milhas e mares, não deixou que afundássemos. Depois do susto, a lancha da CCN nos rebocou até o Porto da Areia em Macau. Estávamos salvos do perigos dos mares, mas não dos perigos das terras. Em Macau nós e nossa mudança coube numa camioneta de cabine de madeira. E fomos para Natal. Viajamos a noite toda e de manhãzinha chegamos. Em Natal, ganhei o mundo, mas como menino do mar que era, tornei-me homem do mar, da Marinha do Brasil. Hoje moro em Vitória no Espírito Santo e nunca mais voltei ao Guaxinim e tenho muitas saudades de lá.

Da equipe do baú de Macau sobre as memórias de Jeová França.

19

  1. Well I definitely enjoyed reading it. This information provided by you is very useful for accurate planning.
    louis vuitton handbags http://higts.overblog.com/

  2. north face coats disse:

    I simply wanted to develop a quick word in order to say thanks to you for all the magnificent tips you are placing at this website. My time-consuming internet look up has finally been paid with high-quality details to go over with my relatives. I would express that most of us website visitors actually are unequivocally blessed to live in a good network with very many awesome individuals with very helpful tips. I feel very much privileged to have seen your entire weblog and look forward to really more pleasurable moments reading here. Thanks once again for all the details.

  3. hollister disse:

    I possess been browsing online more than 3 hours today, but I nearby no means start any fascinating article like yours. It is pulchritudinous price adequate for me. In my angle, if all snare owners and bloggers made lawful above-board content solid as you did, the internet effect be much more expedient than still more willingly than

  4. woolrich uomo disse:

    My partner and I stumbled more than right here diverse site and believed I must verify things out.

  5. This document is a good write-up, I am delighted to see that the great writer, just like We, our jerseys shop which such.However I will be subscribing to your add to and even We http://www.jerseyzshop.comwww.jerseyzshop.com

  6. Party’s former deputy leader impersonates Burmese delegate and tells conference ‘there’s no global warming’

  7. hollister disse:

    Cute stage of content. I neutral stumbled upon your trap instal and in accession capital to assert that I acquire in reality enjoyed account your blog posts. Any way I will be subscribing to your feeds and flush with I attainment you access dependably fast

  8. Hermes bags disse:

    Watch the trailer for Kathryn Bigelow’s follow-up to The Hurt Locker – a thriller based on the manhunt for Osama bin Laden

  9. Thank you for every other informative website. Where else may just I get that kind of information written in such an ideal means? I have a challenge that I’m just now operating on, and I have been at the look out for such information.

  10. ugg disse:

    I can??t seriously aid but appreciate your weblog site, your site is adorable and nice

  11. izmpsqil disse:

    [url=http://londonchristianlouboutin.co.uk]christian louboutin shoes[/url] Tiffany’s jewelry carries this feature that is a clear guiding light for buyers who should not easily detect the start and end points of every link.. [url=http://bestweddingdressuk.com]wedding dresses uk[/url] Ewgxfikdk [url=http://www.thomassabosonsale.co.uk]thomas sabo bracelets[/url]
    hyqagk 366661 807960 [url=http://www.beatsbydreaonsales.com]cheap dr dre beats[/url]

  12. pirpxlvp disse:

    [url=http://londonchristianlouboutin.co.uk]christian louboutin uk[/url] Feedback that we received from women tells that responses improve incredibly through three or more successive application of Vigorelle. [url=http://bestweddingdressuk.com]wedding dresses uk[/url] Aksdfvhmg [url=http://www.thomassabosonsale.co.uk]thomas sabo bracelets[/url]
    lgtinm 724183 010000 [url=http://www.beatsbydreaonsales.com]beats by dre christmas[/url]

Deixe uma resposta